Fisioterapia Especializada Alessandra Maróstica
Andador: perigoso e desnecessário
Exercício é remédio
Distrofias Musculares
A manobra de Heimlich para desengasgar
Entorse de tornozelo
Transtornos ocasionados pela respiração bucal
Tireoidite de Hashimoto
Esclerose lateral amiotrófica (ELA)
Apnéia: quando o ronco é sinal de doença
A importância da Água
Benefícios da música para a saúde

 Por Alessandra Maróstica de Freitas

A música envolve a nossas vidas desde a infância. As crianças adoram ouvir música e cantar. Ainda no ventre materno, os bebês são estimulados ao ouvir sons musicais. Estudos comprovam que a música exerce poder sobre a cura e a manutenção da saúde e também pode ser usada como coadjuvante no tratamento de pessoas com algum tipo de deficiência mental. Crianças com dificuldades de aprendizado, idosos portadores de Alzheimer, entre outros problemas. 

O ato de cantar leva a sensação de prazer e bem-estar, por isso a importância de ser usado como terapia. De acordo com Stephen Chun-Tao Cheng em sua obra "O Tao da Voz", ao cantar com uma voz expressiva e bem produzida, são criadas vibrações emocionais e sonoras que podem elevar o espírito, expandir a mente e fazer você se sentir além do seu ser. Há liberação das tensões nervosas e produção de energia. Isso leva a paz interior e alívio da sensação de carregar o mundo nas costas. 

Um estudo, da Stanford University (Califórnia, Estados Unidos), comprova que a música ajuda a melhorar a capacidade do cérebro em distinguir entre sons que mudam rapidamente. Isto é a chave para compreender e utilizar a linguagem. Isto também confirma a noção de que o cérebro não é um órgão imutável, mas adaptável, o que significa que, com treino adequado, as pessoas podem melhorar a sua agilidade mental. 

A música também é usada na terapia bioenergética. De acordo com esta teoria, sentimentos reprimidos, ansiedade, estresse e fadiga mental acabam se refletindo no corpo físico através de dores musculares. Estes problemas podem ser aliviados a través da liberação da tensão emocional e muscular, que pode realizada através do canto. 

Segundo o psiquiatra John M Bellis, o uso do corpo como instrumento vê o uso da voz como recurso para olhar para dentro de nós mesmos e assim levar a liberação das tensões existentes. Nossa voz é produzida pelas pregas vocais, mas elas não são as únicas responsáveis pelo som. 

É preciso um bom apoio respiratório, para que elas vibrem perfeitamente, tenham adução e apoio relacionado ao som. Esse apoio está no trabalho de ressonância e articulação. A ressonância é a propagação vibratória do som e é a base para o processo de cura através da música. Como nosso corpo é formado por grande quantidade de água, a condução sonora é favorecida. As ondas sonoras penetram o nosso corpo e as vibrações produzidas ativam o sistema nervoso simpático que aciona as células vivas e levam a um equilíbrio e a regulação da saúde.



                                                                     

 

 



 

HomeDisfunção Temporomandibular e Dor FacialRPG - Reeducação Postural GlobalPosturologiaEstética Corporal e FacialOutros tratamentosSobre Alessandra Maróstica de FreitasMídia e EventosArtigos e PublicaçõesVídeosContato