Idealizado por Phillipe Souchard, na França e introduzido no Brasil na década de 80, trazendo maior credibilidade aos tratamentos fisioterápicos enfocando principalmente dores e desvios posturais.
É um método da fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.
É um método de correção da postura através de alongamentos globais que envolvem todas as cadeias musculares do corpo, e se utiliza também de exercícios ativos ministrados e aprendidos pelo paciente e ainda reforço na conscientização de percepção do alongamento e retração das cadeias musculares de forma global, constando de um método de educação e orientação das posturas.
É indicado para dores e distúrbios na coluna vertebral, má postura, problemas ortopédicos, inflamações osteoarticulares, estresse, cefaléia, labirintites, ansiedade, entre outros.
Cuidar da postura hoje é pensar no bem-estar do futuro. A má postura pode levar a problemas respiratórios, musculares, articulares e até digestivos. A preocupação com a postura traz benefícios como melhora da concentração, melhora da coordenação motora e equilíbrio músculo-esquelético.
RPG é um trabalho muscular e respiratório que melhora a postura, alivia as tensões do dia-a-dia e a dor. O indivíduo aprende a conhecer seu próprio corpo e a corrigir sua postura quando perceber que está errada. Na estética o RPG pode ser um coadjuvante de grande valor.