A posturologia, método desenvolvido pelo cirurgião-ortopedista francês Dr. Bernard Bricot, caracteriza-se e diferencia-se por ser uma nova abordagem de diagnóstico e tratamento multidisciplinar que reúne varias especialidades como clínica geral, oftalmologia, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, e outros.
Atua na prevenção e tratamento das causas de uma série de doenças vinculadas aos desequilíbrios posturais e não apenas nos seus sintomas como cefaléias, dores musculares e ou articulares, desvios da coluna, disfunções craniomandibulares, más oclusões e distúrbios do comportamento.
Existe, no entanto uma “invariante postural” que representa a posição ideal do corpo no espaço, num determinado momento da nossa evolução humana. A regulação postural não depende exclusivamente do ouvido interno, mas, sobretudo de outros captores (olhos, pés, pele, dentes, músculos e articulações). Esses captores de sensações dão informações permanentes ao sistema postural, que vai tornar possível o equilíbrio do corpo. Eles se desregulam muito freqüentemente, daí surgindo a necessidade de atenção da postura por parte dos profissionais, para preservar a saúde das pessoas.
O tratamento é baseado no diagnóstico feito pela avaliação dos vários órgãos do corpo, além da coluna vertebral. Ele é realizado de maneira diferente conforme a parte do corpo desrregulado e o resultado do tratamento de reprogramação de um novo e bom esquema corporal permite uma psicologia bastante positiva do paciente nessa forma de tratamento, garantindo o equilíbrio postural, a estética e a saúde do corpo.