Ao realizar qualquer tipo de cirurgia, o paciente precisa passar por um pós-operatório que consiste em repouso, dieta balanceada, medicamentos prescritos pelo médico etc. No caso da cirurgia plástica, os cuidados devem ser seguidos com seriedade, pois o resultado final depende muito do pós-operatório. Para cada tipo de cirurgia plástica existe um pós-operatório diferente, mas todos pedem o repouso e a drenagem linfática.
No pós-operatório da cirurgia plástica de mama, por exemplo, a paciente não deve levantar os braços de 7 à 15 dias após a cirurgia. Nada de exercícios pesados, esforço prolongado ou levantamento de peso. Só se pode carregar algo depois de dois meses, em média. Esse esforço pode ser puxar ou empurrar algum móvel, levantar objetos pesados, musculação e assim por diante. Esse tipo de atividade pode prejudicar o formato da mama, sem falar nos pontos e na cicatrização.
Já para cirurgias plásticas abdominais, o paciente deve ficar em repouso pelo tempo determinado pelo médico. Na hora de deitar, é indicado ficar com as pernas um pouco mais elevadas para facilitar o retorno venoso. A drenagem linfática é indicada em ambos os casos e em demais procedimentos do tipo.
Drenagem Linfática Manual
Certas cirurgias precisam de um acompanhamento pós-operatório intenso, para que não ocorram problemas. Usualmente, em cirurgias plásticas, é necessário que o paciente seja submetido à sessões de drenagem linfática.
A drenagem linfática manual é uma técnica que estimula o sistema linfático por meio de massagens, facilitando a eliminação do excesso de líquidos e toxinas pela urina. O profissional realiza leves pressões e desliza as mãos sobre a pele do paciente, direcionando o excesso de líquido para os gânglios linfáticos que trabalham nessa eliminação, reduzindo o edema do corpo.
Algumas pessoas ficam apreensivas em se submeter as sessões de drenagem no pós-operatório imediato. Por isso o cuidado na escolha do profissional é muito importante. A drenagem linfática deve ser realizada por fisioterapeutas capacitados. Existem contra-indicações e cuidados que devem ser levados em conta antes de fazer a drenagem, por isso a importância da escolha de um bom profissional.
Obs: Não confundam drenagem linfática com massagem modeladora. A massagem modeladora é mais intensa, com movimentos mais vigorosos, deixando a região tratada avermelhada e aquecida.
Ultrassom
O ultrassom é utilizado em pós-operatórios pois aumenta a taxa de metabolismo no tecido, aumenta a extensibilidade do colágeno, aumenta o fluxo sangüíneo e a cicatrização tecidual, diminui a sensibilidade de elementos neurais e alivia a dor e espasmos musculares. A sua contra-indicação é específica para neoplasmas (câncer ativo), desordens circulatórias, útero gravídico ou sobre os órgãos reprodutores, áreas de inflamação aguda, feridas abertas, epífises de ossos em crescimento, acima ou sobre aparelho de marcapasso. Deve ser evitado seu uso sobre áreas insensíveis, sobre fraturas não consolidadas, tratamentos em áreas sobre o cérebro, o coração, os olhos e os ouvidos.