Dra. Alessandra Maróstica

Auriculoterapia
É uma técnica de análise e tratamento reflexológico por meio de estímulos no pavilhão auricular. É uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa que usa o pavilhão auricular para efetuar formas terapêuticas, usando o reflexo que a aurícula exerce sobre o Sistena Nervoso Central.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o corpo humano deve ser considerado como um todo e como parte da natureza. Para que o indivíduo esteja saudável é necessário haver um equilíbrio entre as funções do corpo e entre o corpo e a natureza. A doença ocorre, quando este equilíbrio é interrompido por algum motivo.

A Auriculoterapia pode ser utilizada para reestabelecer o estado de equilíbrio e também para a prevenção dos mesmos.  De acordo com a obra mais antiga sobre Acupuntura, o livro “Hung Ti Nei Ching”, escrito há mais de 5000 anos, existem evidências e relatos de que o pavilhão auricular é um órgão isolado que mantém relações com os outros órgão do corpo através do reflexo cerebral. Então o ponto estimulado na aurícula envia um sinal para o cérebro e este devolve uma resposta terapêuta no órgão estimulado.

O tratamento é realizado utilizando-se agulhas auriculares semi-permanentes, descartáveis, de 1mm, presas por micropore hipoalergênico.
As agulhas permanecem de 5 a 7 dias na orelha.
A Auriculoterapia pode ser associada a outras terapias.

 

O uso da Auriculoterapia tem sua sua eficácia comprovada nos seguintes tratamentos:

 

– Emagrecimento
– Alergias
– Dores de coluna vertebral Dores articulares / Tendinites
– Dores de cabeça / Enxaquecas
– Hipertensão
– TPM / Cólicas menstruais – Fertilidade
– Desordens de ATM- Distúrbios digestivos / Prisão de ventre
– Labirintite / Vertigem

– Ansiedade / Depressão / Estresse